.comment-link {margin-left:.6em;}

Ar Fresco

sexta-feira, março 10, 2006

Manuais escolares de português...

Vasco Graça Moura volta ao ataque aos linguistas (no que se refere ao ensino do Português), no DN. Alguns excertos para abrir o apetite:

O pecado original da Linguística foi o de se afirmar contra a Literatura. Ainda hoje, no ensino do português, há quem receie o cânone literário, por considerá-lo perigoso e manipulador. Também há quem entenda que a disciplina de Português deveria ser distinta da de Literatura. E há ainda quem resvale já para a aceitação de uma norma correspondente à transmitida pelos jornais, pela rádio e pela televisão, embora a comunicação social seja o maior viveiro de erros e imbecilidades de que o país dispõe nesta matéria

(...)

Tem parecido preferível valorizar coisas amorfas de todo para a aprendizagem da língua, do género "cada concorrente deverá apresentar-se mascarado de palerma" ou "o PH é o logaritmo do inverso da concentração hidrogeniónica expressa em hidrogeniões gramas por litro".

(...)

a avaliação e credenciação da qualidade dos manuais destinados ao ensino da nossa língua sejam feitas por professores de Português com formação em Literatura.

Estou totalmente de acordo.